A ilusão da distância

«Existe uma tendência nas pessoas para pensarem em Deus como um ser distante, separado da criação, inalcançável. Esta ideia é completamente incorrecta. Este universo existe dentro de Deus, criado a partir de Deus. Portanto, quão longe está Deus?

Quão longe estão os seus pensamentos de si? Consegue medir essa distância? Não existe distância, pois os seus pensamentos existem dentro de si como uma parte sua. À semelhança, Deus está incomensuravelmente perto de todas as coisas neste universo, sejam grandes ou pequenas. A Criação é como ondas no oceano, separadas e no entanto continuam sendo parte do oceano.

Considere o reflexo de uma flor num espelho. Quão longe está o reflexo no espelho do próprio espelho? A distância não pode ser medida pois o reflexo não pode ser separado do próprio espelho. A existência do reflexo é dependente da existência do espelho.

De modo idêntico, a nossa existência é uma parte integrante da existência de Deus. Porém, externamente apenas podemos ver a criação manifesta de Deus, e não Deus directamente. O segredo para o conhecimento de Deus reside dentro de nós.»

excerto de “Sede pelo Infinito”, Ananda Marga Publicações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s