Ásanas – posturas de yoga

«Ásana significa “posição na qual nos sentimos confortáveis” — ‘stirasukhamásanam’. Quando praticadas regularmente, as ásanas tornam o corpo saudável e forte, e curam muitas doenças. Mas as ásanas não são prescritas para tratar de todas as doenças: apenas aquelas que causam dificuldade à prática de meditação podem ser curadas através de ásanas específicas, objetivando o bom andamento da sádhaná (prática espiritual – meditação).

Há uma relação estreita entre o corpo e a mente. A mente expressa-se de acordo com as vrttis (propensões), e estas expressam-se conforme o desempenho das diferentes glândulas do corpo. O corpo possui muitas glândulas, e cada uma delas segrega uma hormona específica. Se houver alguma deficiência hormonal, ou algum problema glandular, certas vrttis tornar-se-ão mais evidentes. Por esta razão, podemos observar que muitas pessoas, mesmo quando desejam sinceramente seguir o código de moralidade, não o conseguem. Elas compreendem que deveriam meditar, mas não conseguem concentrar a mente, pois esta encontra-se extrovertida, devido às excitações externas dessa ou daquela propensão. Se uma pessoa quiser controlar os estímulos provenientes dessas propensões, ela deverá regular as deficiências glandulares. As ásanas ajudam muito o sádhaka (praticante espiritual) nessa tarefa. Portanto, as ásanas são uma parte importante da sádhana.

[…] Existem mais de 50 mil ásanas; mas dentre elas apenas algumas são citadas aqui, ou seja, as mais importantes para a meditação. O(a) ácárya/á (professor qualificado) ensinará as ásanas específicas a cada pessoa, de acordo com sua necessidade.

Muitas ásanas são parecidas com as posturas de certos animais, por isso, receberam o nome desses animais. Há muitas características de animais e aves normalmente não encontradas nos seres humanos. A estrutura física desses animais é assim de forma a aumentar a secreção de certas glândulas, desenvolvendo qualidades/capacidades especiais.

A tartaruga pode facilmente contrair os seus membros. Se os seres humanos também se sentarem de forma semelhante, por um certo tempo, eles poderão desligar a sua mente do mundo externo mais facilmente. O nome desta postura é Kurmakásana (Postura da Tartaruga).»

CaryaCarya Parte 3
Shrii Shrii Anandamurti

Ler também, no site da Ananda Marga Portugal:
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