“Tantra é Sádhaná, Sádhaná é Tantra”

“Muitos de vocês sabem certamente que sádhaná significa TantraTantra significa sádhaná. A palavra tantra pode ser interpretada de duas maneiras. Por detrás de cada acção, por detrás de cada expressão, existe um som em particular. Ao ouvir o som dos passos de alguém que se aproxima, conclui-se que o sr. X ou Y está a chegar. Todas as acções – mover, andar, etc – têm o seu próprio som. Muitas vezes os seres humanos ficam completamente imóveis – inertes. A raiz acústica da inércia é ta.

[…] ta é a raiz acústica da inércia ou estaticidade(letargia). Tantra é a prática espiritual que liberta o praticante da amarra da estaticidade (ta). Torna-o activo e ágil. Incita as pessoas a trabalharem, a lançarem-se para a acção, a correr, a estender os seus pés e mãos. Este é o espírito de Tantra.

Então, Tantra é o processo prático através do qual se remove jadatá [letargia e inércia]. Em Hindi, jadatá diz-se jáŕ – e o inverno é chamado de jára, pois no inverno as pessoas tendem a ficar paradas como pedaços de matéria inerte. Na noite do festival Holi, os jovens queimam pilhas de lixo que representa a inércia do inverno. O espírito é “de hoje em diante não vou mais ficar inerte. não vou mais ficar parado como um pedaço de barro, com medo do inverno”. Este é chamado o festival Holi, no norte da Índia.

Tantra tem outro significado. Em sânscrito, o verbo raiz tan significa “expandir”. O corpo de uma criança expande-se gradualmente, e esta expansão continua até aos trinta e nove anos; mas quanto mais nova a pessoa é, mais rápida é a expansão. As crianças têm um grande apetite; para além disso, os seus pés e mãos estão constantemente activos, e este exercício facilita o processo de crescimento e expansão. Enquanto o corpo se está a expandir, é chamado de tanu; expande-se de uma forma ou de outra, até aos trinta e nove anos. Após os trinta e nove anos, o corpo começa gradualmente a desgastar-se; a cabeça fica careca e a pele enruga. Nesse estágio o corpo é chamado de shariira, que significa literalmente “aquilo cujo natureza é desgastar-se, tornar-se enrugado e, finalmente, é destruído”.

Então, o verbo raiz tan significa expansão, e então Tantra é o processo científico que leva à libertação através do processo de expansão.

Estes são os dois significados de Tantra: sendo que o seu significado interior é o mesmo.

Qual é a natureza da sádhaná(prática espirtual) dos seres humanos? As amarras e limitações mentais que afligem os seres humanos não existem na esfera externa, mas apenas na esfera interna. Aqueles que têm mentes muito estreitas são pessoas maléficas, enquanto que aqueles que têm mentes expandidas são grandes personalidades. Sádhaná alarga e expande a mente. Como? É uma característica da mente humana tornar-se naquilo em que se foca. Associarmo-nos com Parama Puruśa (consciência cósmica), com a Entidade Suprema, é a verdadeira sádhaná. Não existe nada maior que Parama Puruśa e, por isso, quando a mente se foca n’Ele, expande-se.

E quando a mente se expande, o que acontece às densas amarras impostas por Prakrti? Como analogia, imaginem o que aconteceria se o vosso corpo estivesse amarrado com uma corda e depois o corpo se começasse a expandir. O que aconteceria à corda? Ia rebentar. Da mesma forma, no momento em que a vossa mente se expande, as amarras de Prakrti, que vos mantiveram tão pequenos, rebentam.

Isto é o Tantra, resumido. Devem manter presente que o espírito fundamental da humanidade é a expansão. Brahma abre o caminho para a expansão e, nesse processo de expansão, liberta os seres humanos das suas amarras. Por isso é que o Tantra tem este nome. Então Tantra é sádhanásádhaná é Tantra. Sem sádhaná a prática de Tantra é impossível”

Shrii Shrii Anandamurti
6 Novembro 1978
(Ánanda Vacanámrtam Parte 4)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s