O Deus Pessoal

Shrii Shrii Anandamurti
20 de Maio de 1979, Timmern, Alemanha

«[…]Não pode haver mais do que uma causa numenal. A entidade numenal Suprema é uma entidade singular. Então, a conceção de tantos deuses, tantas deusas, tantos fantasmas, estão todos baseados em ideias incompletas. O Pai Supremo, entidade numenal, é uma entidade singular. E essa entidade numenal é o Pai amado. O relacionamento de uma pessoa com o Pai amado é um relacionamento de amor e afeição, é um relacionamento doméstico. Não há nada formal, não há qualquer tipo de formalidade nele. É puramente doméstico, um relacionamento familiar. Então, a causa numenal não é apenas uma entidade teórica; é o vosso Pai, o vosso Pai mais próximo e mais querido.

E uma pessoa não deve ter medo de Deus, não deve ser um temedor de Deus – deve ser um amante de Deus. Uma pessoa não deve ter medo do inferno e não deve ter qualquer encanto ou fascínio pelo chamado céu. Deve saber que veio do progenitor Supremo e o ponto de culminação de todos os tipos de movimentos é o Pai Supremo. Tudo vem Dele e tudo volta para Ele. A relação é de amor e afeição e não de qualquer complexo de medo. Uma pessoa não deve dizer, “Oh Deus, sou um pecador”. Não se deve dizer isto – é superficial dizê-lo desta forma. Porque tudo o que fazem é do Seu conhecimento. Assim, qual é a necessidade de dizer “Oh Deus, sou um pecador”? Ele sabe tudo; não precisam de O lembrar que são pecadores.

E, sabem, se estiverem sempre a pensar “sou um pecador, sou um pecador”, então irão tornar-se pecadores, mesmo que não o sejam – porque aquilo em que uma pessoa pensa, ele ou ela irá tornar-se nisso. Então, o que é que devem pensar? Qual é que deve ser a vossa ideação? Deve ser: “Oh Pai, sou a tua criança amada. Estava um pouco desorientado, agora por favor ajuda-me. Quero sentar-me no teu colo, quero permanecer contigo, quero ser um rapaz ideal, uma rapariga ideal, ajuda-me. Sou muito fraco e tu és a personalidade mais forte”, devem dizer desta forma. De que serve dizer “sou um culpado, sou um pecador, sou uma má pessoa”? E na esfera social, na esfera cívica ou em qualquer outra esfera da sociedade, vocês podem ser más pessoas, mas para o Pai não são maus de todo. Ele tentará sempre salva-los e retificá-los. Ele tem imensa graça para vos dar. Então, não devem destruir ou distorcer o vosso caminho dizendo “sou um pecador, sou mau”. Naturalmente, o Pai irá zangar-se. Ele irá dizer “Oh miúdo maroto, Eu sei que és um pecador. Qual é a necessidade de o dizeres?”. Devem lembrar-se que embora a causa numenal seja a entidade Suprema em todo o universo, tem um relacionamento muito próximo com vocês. A entidade numenal é o vosso Pai amado; Ele não é o juiz de um tribunal. Ele é o vosso Pai amado, o relacionamento é puramente doméstico.

Quando estão abrigados na esfera suprema, na ideia Suprema, terão sucesso em cada cenário da vida humana. O que quer que façam, como prestar serviço social – será frutífero, e irão ter imenso prazer com isso. Mas se não houver nenhum amor à entidade Suprema, então o que irá acontecer? O vosso trabalho será infrutífero, e irão sofrer de diferentes tipos de doenças psíquicas, incluindo frustração. Se fizerem a vosso Sádhaná por dez ou por vinte e quatro horas por dia, mas se não houver amor à entidade Suprema, vocês estarão simplesmente a usar mal o tempo, a abusar do tempo. Portanto, a primeira e mais importante coisa é que vocês devem sempre lembrar-se que não são uma pessoa vulgar, não vieram de uma família vulgar, vieram da mais nobre e elevada família do universo, porque o vosso Pai é a pessoa mais respeitável de todo o universo. Então, não devem sofrer de nenhum tipo de complexo derrotista, nenhum tipo de complexo de medo ou de falta de esperança ou de falta de ajuda, porque o Pai está sempre com vocês.

Sabem, a entidade numenal Suprema mantém com todas as outras entidades numenais aparente a mais próxima relação, e as chamadas entidades numenais mantêm uma ligação com toda e qualquer expressão deste universo. Esta ligação indireta com a entidade numenal é chamada de Prota Yoga em saḿskrta. Isto é, o que quer que estejam a fazer é diretamente conhecido por Ele através da vossa entidade numenal direta. E além disso, Ele também mantém uma relação convosco. “Hoje iremos decorar muito bem a sala, como é feito no DMC. E quando Bábá vir essas coisas, ele irá dizer “Haja DMC””. Vejam, estas coisas têm um reflexo direto, não na vossa aparente entidade numenal, mas diretamente no centro supremo, diretamente na entidade numenal Suprema. E Ele irá dizer “Deixa-me satisfazer estes meninos e meninas, declarando um assunto para o discurso”.

Vejam, a ligação, é uma ligação indireta com toda e qualquer entidade, através de tantas entidades numenais e também uma ligação direta com todo e qualquer indivíduo, desde um mamute a uma palha de relva. Um mamute não se pode mover sem a Sua graça, e uma palha de relva também não se pode mover sem a Sua aprovação. E isto mostra que Ele mantém uma ligação com toda e qualquer entidade. Ninguém é insignificante. Toda e qualquer existência é valiosa. E a vida de uma velha viúva de, digamos, 100 anos, também não é sem sentido. A sua existência também tem um significado. Se uma formiga vulgar morre prematuramente, o equilíbrio de todo o universo será perdido. Não há ninguém que não seja importante, por isso não devem desenvolver a psicologia do desespero ou falta de esperança, complexos de derrota, ou complexos de medo, porque o Pai Supremo, a entidade numenal Suprema, está sempre com vocês. E essa ligação com o indivíduo é conhecido por Ota-Yoga. No caso da coletividade é Prota-Yoga; no caso do indivíduo é Ota-Yoga. Vocês nunca estão sozinhos. E o vosso objetivo é essa entidade numenal, esse Parama Puruśa e não há número dois ou número três ou número quatro, não há deuses ou deusas; apenas a entidade singular, o Deus de todos os deuses.»

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s