Meio-banho

A temperatura é um dos factores que condiciona o funcionamento de diversas partes do nosso corpo, incluindo as glândulas endócrinas, que tanto impacto têm na forma como nos sentimos e como o corpo e a mente trabalham.

Esta técnica Yogi relaxa os nervos, desacelera o metabolismo e arrefece e refresca o corpo e a mente.

É benéfico tomar meio banho antes das posturas de Yoga e da meditação. Se o fizeres antes das refeições facilita a digestão!
Curiosamente, revigora-nos se o tomarmos logo pela manhã e permite um sono mais calmo e profundo se o fizermos antes de dormirmos.

O meio-banho faz parte dos “16 Pontos para a elevação física, psíquica e espiritual do ser-humano” da Ananda Marga. Embora seja recomendado todo o ano, é especialmente importante e útil agora que o tempo começa a aquecer.

Experimenta!

Como fazer?

1. Com água fria*, lava:
Dos joelhos até aos pés
Dos cotovelos até às mãos

2. Enche a boca de água e sem deitar fora, atira água para os olhos, 12 ou mais vezes.

3. Refresca a zona atrás das orelhas e pescoço, e finalmente a cara.

4. Limpa o nariz, pondo água nas mãos e deixando-a escorrer pelas narinas e sair pela boca.

5. Refresca a zona do baixo ventre e a zona correspondente das costas.

 

* a água não tem que ser gelada, basta usar água que esteja abaixo da temperatura do corpo. Quanto mais fria, melhor :)

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